Buscar
  • Vinicius Surian Ferreira

Como ganhar dinheiro compondo?


Diariamente recebemos mensagens de clientes em nosso estúdio pedindo ajuda e dicas sobre como fazerem para poder ganhar dinheiro com suas composições ou trabalhando com a sua música/arte. Por este motivo decidimos escrever este artigo com algumas dicas de como iniciar e o que fazer para transformar sua paixão em profissão.



Acreditamos que a primeira coisa que devemos considerar é que para se ganhar qualquer dinheiro com um trabalho que fizermos seja ele qual for precisamos transformar-lo em um produto, ou seja, uma coisa que se possa vender a alguém. Quando se trata de música não é diferente, quando pensamos em receber algo ($) por nossa música devemos pensar em um produto que venderemos e como o comprador irá receber este produto. Por exemplo:


Imagine que você precisa comprar água, muito bem, e uma pessoa tem uma fonte de água pura e cristalina em sua fazenda que pode vender para você toda a água que precisa, quanto você irá pagar por essa água? A primeira coisa é armazenar esta água em um recipiente e pensar em quanto será vendido cada medida da mesma, seja um valor calculado em cada copo, cada garrafa, galão ou mesmo cada caminhão, não é possível vender algo que a pessoa (cliente) não possa armazenar.


O mesmo acontece quando se trata de música, em um primeiro momento é muito

subjetivo “vender” música porque música é realmente um som que se propaga no ar, porém para que assim como a água possamos medir ela e atribuir valor precisamos transforma - la em um produto. Uma forma muito comum e muito utilizada é a gravação de um Cd, quando gravamos um disco automaticamente transformamos aquela música que só é possível escutar em uma apresentação Live me um produto que pode ser vendido por unidades, ou mesmo nos novos formatos digitais em quantidades de reprodução com isto é possível contabilizar os valores e etc recebidos, e até mesmo atribuir este valor.


Porém esta é a forma mais comum e mais “manjada” outras maneiras de se ganhar com música e arte existem e funcionam muito bem, outra delas é o comércio de músicas/composições.


Assim como um piloto de fórmula 1 que dirige um carro e precisa de alguém para pensar nas estratégias da competição, cuidar do carro e etc.... muitos artistas/cantores precisam de compositores que façam boas musicas para que elas sejam gravadas ensaiadas para shows e etc, está aí um mercado, um produto que compositores podem atingir. Mas como vou vender minha composição? Primeiro passo é transformar esta composição que até então pode estar em um papel ou mesmo na cabeça e violão em um produto, vai aqui algumas dicas:





1º - Registre sua música e letra.


Este registro pode ser feito de maneira mais tradicional com a música em uma partitura enviada à biblioteca nacional no RJ. Outra forma é com o registro da letra em forma de poesia na Funarte e além dessas formas pode ser feito um registro online em sites da internet como o MÚSICASREGISTRADAS.COM neste site é possível enviar uma gravação simples de celular com a execução da música e você recebe em seu e-mail o doc de registro, muito fácil e pode te evitar varios problemas.



2º - Tenha uma boa gravação tocando e cantando sua música.


Exatamente como falamos no texto acima esta é a forma de transformar sua composição em um produto, imagine aquele bombom de chocolate maravilho que você adora, será que as pessoas teriam vontade de comprar se ele estivesse em uma simples caixa de papel? A sua composição deve ter uma embalagem tão linda como um bombom de uma grande confeitaria famosa, uma boa gravação pode mostrar todo o potencial que sua música tem a um artista que deseja comprar uma musica para gravar em seu disco.


3º - Faça sua música chegar a maior quantidade de pessoas.


De nada adianta ter uma bela ferrari estacionada em uma garagem escura, da mesma

forma não adianta ter uma bela composição e não sair da gaveta. Seguindo os passos citados aqui, logo após registrar a música e fazer a gravação comece a enviar ao maior numero de pessoas possível, postar nas redes sociais e enviar para contatos (e-mail e whatsApp) para pessoas que possam se interessar ou até mesmo conhecer interessados.


Ainda dentro deste tópico uma ótima alternativa para difundir suas composições é disponibilizar a música nas plataformas digitais como Spotify, Itunes, Apple Music, Deezer e etc. Estas lojas vendem musicas ao mundo todo, e repassam os valores das vendas aos artistas envolvidos em cada Track.


Tem dúvidas ainda? Precisa de ajuda e algum dos passos acima?


Não hesite, nos escreva e marcamos uma visita!


0 visualização

©2018 by Estúdio Surian. Proudly created with Wix.com

whatsapp-logo-icone-1.png