Buscar
  • Vinicius Surian Ferreira

Gravar Single ou Álbum?

Quando uma banda ou um artista decide dar o pontapé inicial na produção de um trabalho ou um novo trabalho esta é uma das primeiras questões.



Gravar um novo trabalho é uma decisão muito importante qualquer artista, é expor tudo que está passando no mundo e na carreira naquele momento único. Muitas vezes uma única música não basta para trazer a tona todo esse sentimento e mensagem. Porém estrategicamente o que é melhor gravar um SINGLE e distribuir nas plataformas digitais ou um álbum com cópias físicas e digitais? Eis o Mistério?


Aqui neste post temos esclarecer todos prós e contras de ambos.




Quais as vantagens de de gravar um single?


Hoje em dia vivemos em um mundo altamente digitalizado, tudo em nossa vida está relacionado aos nossos Smartphones super tecnológicos que controlam nossas atividades diárias, a nossa relação com a música não poderia ser diferente, segundo uma pesquisa realizada em 2018 mais de 51% da população brasileira escuta musica pela internet e suas diversas plataformas como Youtube, Spotify, Deezer, Amazon Music e etc....


"Mas, desde a virada do século, a indústria vem passando por mudanças profundas. Nesta década, as gravadoras deixaram de lado os suportes físicos —CD, vinil— para enfim se estabelecer na internet, com o streaming já alcançando o rádio em tamanho por aqui no Brasil." Confira a matéria completa AQUI




A primeira grande vantagem é o tempo de produção, nos meios digitais das redes sociais atuais mais vale um conteúdo freqüente do que um contudo super vasto, ou seja, muito melhor que passarmos varios meses produzindo um álbum completo é todos os meses lançarmos uma nova música, sendo que ao decorrer de todo o processo de produção pode ser aproveitado todas as secões e fazes do processo para se captar material e alimentar as redes sociais como Instagram, Facebook e etc..... Por Exemplo: No primeiro dia pode ser postado um video dizendo que estará iniciando o processo de gravação de um novo single, explicando tudo ao publico e etc, no segundo dia pode postar fotos feitas durante seção de gravação das guias, em um terceiro um post sobre as reações que recebeu dos fans que assistiram e acompanharam e assim seguindo com as divulgações até o dia do grande lançamento.


A Segunda Vantagem é em relação a nada mais nada menos que o custo, quando se faz um disco completo, fora os custos com o estúdio tem todos os custos em fazer copias físicas (Prensagem), Arte do disco (Fostos, Capa encarte e etc). Quando lançamos um single todo esse gasto posso ser revertido em divulgação, impulsionamento dos canais ou mesmo produção de outros materiais.


A terceira Vantagem em meu ponto de vista é o retorno do público. Não são poucas as bandas que iniciam um processo de produção de um álbum e terminam ao longo do processo deixando um grande investimento e tempo para trás, quando se inicia e termina um single é possível além de tudo receber o feedback do público sobre todo o trabalho feito naquela faixa, e até mesmo, mudar ou adaptar as concepções de arranjo para a continuação do projeto e assim ser mais eficaz em todo desenrolar do projeto.


Para finalizar vale lembrar a relação do tempo das pessoas quando escutam música, o que mais escutamos dos amigos e parentes quando iniciamos um diálogo sobre música? "Ei...... Você já escutou a música nova do artista X ou Y? Dificilmente as pessoas irão despender de 70 min para escutar um Cd inteiro de um artista, a famosas playlists sempre estão cheias de coisas tentadoras para serem descobertas, por este motivo vale a pena estar sempre dentro deste termo MUSICA NOVA e lançar freqüentemente um novo trabalho.






Venha nos fazer uma visita, agende pelo nosso WhatsApp AQUI.

0 visualização

©2018 by Estúdio Surian. Proudly created with Wix.com

whatsapp-logo-icone-1.png